Depoimentos de alguns colegas
Paulo Bedaque, muito mais do que um professor ou um palestrante, é, na melhor acepção do termo, um educador. Etimologicamente, o professor é aquele que professa sua visão de mundo diante de seus alunos; o educador, por outro lado, é aquele que conduz um indivíduo para fora, para além de si mesmo. Além de um conhecimento profundo sobre os aspectos técnicos das áreas em que atua, Paulo Bedaque nos oferece um convite à reflexão que nos instiga a aprendermos a pensar fora da caixa. Como um filósofo socrático, ele nos apresenta o conhecimento não como algo externo a ser assimilado, mas como algo que já existe e que já se fez notar em nosso dia a dia, mesmo sem que nos déssemos conta disso. E assim, vemo-nos descobrindo o mundo como que por nós mesmos, como que por nosso próprio olhar, quase sem sentirmos as mãos generosas do educador nos guiando por esse interminável caminho de descoberta.
Prof. Dr. Ricardo Monteiro, doutor em semiótica aplicada (USP), ex-aluno do prof. Bedaque e atualmente professor da Universidade Anhembi Morumbi.
O professor Paulo Bedaque consegue transformar a complexidade das ciências em questões simples e interessantes. Suas aulas cativam os alunos, motivando-os a explorar novas áreas do conhecimento de forma prazerosa e interessada. A curiosidade despertada pelo professor ajuda muito no aprendizado e sua paixão pelos temas que ensina acaba contagiando todos os alunos. Um professor inesquecível certamente.
Prof. Dr. Paulo Sérgio Gala, doutor em economia (USP), ex-aluno do prof. Paulo Bedaque e atual professor da Fundação Getulio Vargas - São Paulo.
O professor Paulo Bedaque tem a versatilidade didática que a sua formação profissional requer e que todo professor deveria ter. Utiliza linguagem adequada a qualquer público e aprofunda os temas de educação da forma como as circunstâncias impõem. É uma alegria ouví-lo e compartilhar com ele discussões científicas e educacionais.
Prof. Flávio Ribeiro – Autor de livros didáticos na área de matemática.
Em diversas ocasiões, em diferentes pontos do país, onde estivemos juntos em missões científicas e pedagógicas, fui privilegiado com as palestras do Paulo Bedaque, que possui uma erudição e um conhecimento científico como poucos neste país, sempre aliado ao dom de envolver as pessoas num clima de grande descontração.
Nelson Travnik – Astrônomo do Observatório Municipal de Campinas (1976-1996), astrônomo-fundador dos Observatórios Municipais de Americana (1985-) e Piracicaba (1992-).
Como palestrante, o professor Paulo Bedaque tem a rara virtude de conciliar conhecimento técnico, clareza, didatismo e muita simpatia. Por isso, fez um grande sucesso no Encontro Nacional das Escolas Associadas da UNESCO, em 2007.
Profa. Myriam Tricate – Coordenadora das Escolas Associadas da UNESCO no Brasil.
O homem é o único animal cultural. Por suas características próprias ele desenvolve modos de resolver problemas, concepções de mundo e uma multiplicidade de relações com o CONHECIMENTO. Quando falamos em educação nos remetemos a todo o processo formativo, em especial, a sala de aula onde acontece de forma mais imediata o processo educativo. Quando enfatizamos esta “política” do APRENDER a APREENDER, reporto-me ao PROFISSIONAL Prof. Bedaque. No ato de educar, nas quatro paredes e no contato com a pluralidade docente, longe de uma visão intimista, é de fato um EDUCADOR de idéias, um formador de opiniões reflexivas, agregando afeto, prática comprometida com a realidade social, agindo e interagindo no processo educativo de forma privilegiada. Paulo Bedaque vem trazer, através de seu conhecimento educacional, uma valiosa contribuição, na medida em que provoca, estimula discussões não mais em um plano especulativo, mas em um plano concreto e imediato da prática ativa do EDUCADOR.
As abordagens desenvolvidas pelo autor/professor nada mais são que meras e profundas experiências palpáveis na relação educacional, cerne da afetivação da formação humana, mediada pelo próprio contexto histórico. O conhecimento é sua grande estratégia, a prática fundamentada é seu norte, o cotidiano é seu objeto de estudo, seu laboratório educacional. E aí ele se constrói como pessoa concretamente, supondo evidentemente intencionalidade, metodologia e planejamento.
Profa. Fanny Silva – Coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Anglo – Jataí – Go
É sempre um prazer assistir às palestras e aulas do Prof. Paulo Bedaque. Com uma linguagem simples e objetiva, ele trata de maneira muito competente tanto do ensino de ciências quanto da educação de modo geral – áreas que conhece muito bem. Com sua enorme cultura e didática, nos leva a uma viagem no tempo e no espaço por sua facilidade de contextualização de temas que vão desde a administração ou avaliação escolar até Astronomia e viagens espaciais. E faz isto com um humor elegante, sem perder a seriedade. Além disso, o Prof. Paulo Bedaque usa imagens, músicas, poesias e textos dos mais variados autores sendo que, os melhores, são de sua própria autoria.
Prof. Dr. Paulo Sérgio Bretones – Químico (Unicamp), Mestre em Educação (Unicamp), Doutor em Educação (Unicamp) e Professor da UFSCar.
As Escolas Positivo, sediadas na cidade de Curitiba, tiveram a oportunidade de receber em uma de suas sedes (Positivo Junior) o Prof. Paulo Bedaque e neste encontro o professor proferiu palestra para 223 professores. O tema da palestra, “Os cuidados necessários para a elaboração de boas avaliações” em que o Prof. Bedaque compartilhou a sua experiência com o corpo docente e levou-os a perceber a necessidade de estarem sempre atualizados e atentos.
Prof. Carlos W. Dorlass – Diretor Geral das Escolas Positivo.