Artigo publicado em 2010 na Revista Educação Skepsis.

Resumo
Gastamos energia em demasia nas escolas na discussão do processo quando comparada ao quanto despendemos na discussão do resultado. Propostas Pedagógicas são feitas descrevendo com detalhes os processos que envolvem sistemas de avaliação, conteúdos programáticos, estudos de campo etc., mas raramente (para ser otimista) envolvem metas a serem atingidas ou resultados que se quer alcançar. Este fluxo
de preocupações não condiz com o que se observa em outras áreas de atividade que igualmente exigem planejamento, como empresas de prestação de serviço ou indústrias de manufaturados. Evidentemente não se pretende comparar, além do mínimo necessário, a atividade educacional com fábricas de sapatos ou outras, mas planejar é planejar em qualquer atividade e a realidade é que existem pontos em comum ou modelos que servem a ambos. Assim, o que se pretende com este trabalho é evidenciar a importância de uma mudança de foco do processo para o produto, o que em educação pode ser traduzido como um desvio do ensinar para o aprender.

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