A pintura surrealista de Salvador Dali
Frases de Salvador Dali
“Todas as manhãs, ao levantar-me, experimento um prazer supremo: ser Salvador Dali. E pergunto-me: surpreso. o que este prodigioso Salvador Dali vai fazer hoje de prodigioso.”
“Um dia, esvaziei completamente o interior de um bocado de pão, e que pensam que coloquei em seu interior? Um pequeno Buda de bronze, cuja superfície metálica enchi de pulgas mortas. Depois, fechei a abertura do pão com um pau, cimentei tudo … de modo a formar um todo homogêneo, como se fosse uma pequena urna, no cimo da qual escrevi: ‘Compota de cavalo.’ O que significava isso?”
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
“O fato de eu próprio não compreender qual é o sentido das minhas pinturas, no momento em que as pinto, não significa que elas não o tenham.”
“Gala trouxe-me, no verdadeiro sentido da palavra, a ordem que faltava à minha vida. Eu existia apenas num saco cheio de buracos, mole e delicado, sempre à procura de uma muleta. Ao juntar-me à Gala, encontrei a minha coluna vertebral e, ao fazer amor com ela, preenchi a minha pele.”
Um pouco sobre o pintor
1904 - Nasce Salvador Dalí em Figueiras, Espanha a 2 de maio.
1918 - Suas primeiras telas são expostas no Teatro Municipal de Figueiras.
1921 - Morte de sua mãe em fevereiro. Ingressa na Escola de Belas-Artes de San Fernando, em Madrid. Mora em pensão universitária onde conhece Frederico Garcia Lorca e Luis Bunuel.
1923 - Provoca tumultos na Universidade, ao contestar violentamente a capacidade dos professores. É expulso de San Fernando por um ano. Neste mesmo ano é preso por 35 dias em Gerona, Catalunha, por motivos políticos.
1925 - Férias em Cadaqués, ao lado de Lorca. Primeira exposição particular em novembro na Galeria Dalmau de Barcelona.
1926 - Em abril conhece Picasso em Paris. Em outubro é expulso em definitivo de San Fernando.
1929 - Une-se oficialmente aos surrealistas de Paris. Juntamente com Bunuel, filma Un chien andalou, guiado por Miró. Apaixona-se por Gala, sua futura e única mulher em sua vida.
1930 - Início do método crítico-paranóico.
1936 - Estoura a Guerra Civil Espanhola.
1938 - Visita Freud, em Londres, o que modificaria para sempre sua vida de artista.
1940 - Em conseqüência da ocupação nazista de Paris, muda-se para os Estados Unidos onde residirá por oito anos. Rompe com os surrealistas. "A diferença entre eu e os surrealistas é que eu sou surrealista."
1942 - Publica sua autobiografia intitulada Vida Secreta de Salvador Dalí.
1946 - Faz alguns projetos de desenhos animados com Walt Disney. Constrói cenários para Spellbound de Alfred Hitchcock.
1949 - Dalí e sua mulher Gala voltam para a Europa.
1958 - Apresentação de um pão de 15 metros de comprimento.
1964 - Agraciado com a mais alta condecoração espanhola: a Grande Cruz de Isabel, a católica.
1971 - Abertura do Museu Salvador Dalí em Cleveland, Ohio que mais tarde seria transferido para S. Petersburgo, na Flórida.
1978 - Eleito membro da Academia de Belas-Artes na França.
1982 - Morte de Gala (10 de junho).
1983 - Pinta seu último quadro: A cauda da andorinha.
1989 - Morre Salvador Dalí, em Figueiras, aos 84 anos numa segunda-feira, 23 de janeiro. Todos os seus bens e obras são doados ao estado espanhol.